terça-feira, 5 de abril de 2011

Como liberar Root no xperia X10

IMPORTANTE.: E POR SUA CONTA E RISCO

Como anunciado, estou postando agora um método para conseguir acesso root (acesso de superusuário, vulgo administrador) em seu Xperia X10 (normal, mini e mini pro) versão 1.6 do Android (donut) .

Antes que façam qualquer coisa gostaria de deixar aqui uns pontos positivos e outros negativos de rootear seu aparelho:

Positivos:

Poder instalar aplicativos legais que precisam de root.
Ter controle total sobre seu aparelho
Não ser mais escravo do sistema
Poder remover aplicativos pré-instalados de fábrica que são proibidos.
Negativos:

Ter a impressão de que alguma coisa está lascando seu sistema
Ter controle total sobre seu aparelho
Se instalar algum aplicativo malicioso em seu celular como root, ele vai poder pintar e bordar.
Acha que vale a pena? Continue =D



Muitas pessoas falam que ao rootear o celular, você perde a garantia. Nesse caso, não se preocupem, esse método é completamente reversível.

TENHAM BASTANTE ATENÇÃO AO REMOVER APLICATIVOS NATIVOS DE SEUS APARELHOS. POIS MUITOS DELES SÃO UTILIZADOS NO SISTEMA PARA OUTRAS FUNCIONALIDADES. OS MAIS CRÍTICOS SÃO: GMAIL, GTALK E MARKET. MESMO QUE VOCÊ NÃO GOSTE DO GTALK, DEIXE ELE INSTALADO NO SEU CELULAR, POIS O MARKET UTILIZA ELE PARA LOGAR E PERMITIR QUE VOCÊ FAÇA DOWNLOAD LÁ. PUTZ, E AGORA? EU JÁ REMOVI. SE VOCÊ JÁ REMOVEU, COM UMA RÁPIDA PESQUISA NA INTERNET ENCONTREI ESSE LINK DO MEGAUPLOAD AKI QUE POSSUI O GMAIL, GMAIL PROVIDER, GTALK E YOUTUBE. OU BAIXE AQUI AKI O MARKET.

FONTE: http://www.google.com/support/forum/p/Google%20Mobile/thread?tid=619fc74d13e2fef5&hl=en



Vamos deixar de conversa fiada e começar a brincadeira.

Pré-requisitos:

1) Ter a firmware 1.6 do android instalada no seu celular. Por precaução tenha instalado em seu computador o SEUS (Sony Ericsson Update Service) e o PC Companium anteriormente, para poder resetar seu aparelho para o modo de fábrica caso seja preciso, ou desejado. (Não sabe como instalar? Execute o arquivo da Sony Ericsson que está na raiz de seu cartão SD, se deletou, baixe do site da Sony).

Primeiros passos:
  • 1) Vá em configurações –> Aplicativos –> Desenvolvimento –> E tenha certeza que ‘USB debugging’ e ‘Permanecer Ativo’ estão selecionados.

    2) Tenha certeza que você possui o Widget de “Configurações Rápidas” em sua home (tela inicial do sistema).

    3) Faça o download do EXPLOID (arquivo para conseguir acesso root no celular). Extraia seu conteúdo e copia a pasta “exploid_x10″ para o C:/ de seu computador.

    4) Esteja com a WIRELESS de seu aparelho ativada.



ATENÇÃO: ESSE EXPLOIT É PARA A VERSÃO NORMAL DO XPERIA X10, CASO VOCÊ POSSUA A VERSÃO MINI OU MINI PRO, BAIXE ESSE AKI.

SUPER ATENÇÃO: SE VOCÊ JÁ TIVER TENTADO ROOTEAR SEU APARELHO ANTES COM OUTROS SOFTWARES (UniversalAndRoot, EasyRoot x10Root, ou qualquer outro) ANTES DE SEGUIR ESSE TUTORIAL USE O SEUS (SONY ERICSSON UPDATE SERVICE) DO PC COMPANIUM PARA RESETAR O APARELHO PARA MODO DE FÁBRICA. (LEMBRE DE FAZER BACKUP DE TODAS AS APPS, CONTATOS E QUALQUER OUTRO DADO QUE SEJA IMPORTANTE) o CARTÃO SD NÃO É APAGADO NESSE PROCESSO, E PARA FAZER BACKUP AUTOMATIZADO DOS CONTATOS UTILIZE O SOFTWARE DE SYNCRONIZAÇÃO DO SONY ERICSSON QUE TEM EM SEU CELULAR.

Após ter completado os quatro primeiros passos e cumprido todos os pré-requisitos, podemos continuar.

Método de ROOT:

1) Conecte o seu celular através do cabo USB em seu computador. Irá aparecer na barra de notificação de seu celular uma conexão usb, se você clicar nela ele vai pedir para montar o cartão SD. NÃO MONTE, não mexa. Simplesmente conecte o celular ao computador.

2) Vá em iniciar > executar > e digite “cmd” (sem as aspas). Que era abrirá o PROMPT de Comando. A partir daqui não digite as coisas em seu computador, para evitar erros copie e cole as linhas (somente o texto que estiver em vermelho, não cole o que está em preto) na ordem que estão aqui. Após cada comando aperte ENTER. O nomes que estão em preto representam como estão aparecendo no seu DOS. As velocidades de cópia de arquivo não precisam ser necessariamente iguais. Provavelmente vão ser diferentes.

3) Após ter desabilitado e habilitado a Wireless do aparelho digite as próximas linhas vermelhas. Lembrando que o segundo nome é a senha que ele pede.


4) Após ter feito isso, o seu telefone já está rooteado, entretanto você ainda precisa digitar os próximos códigos para ele poder realmente ficar funcionando. Copie e cole linha por linha e vá dando ENTER.


5) Você acabou de sair do rootshell (linha de comando do super usuário).


6) Agora você saiu do ADB SHELL. Procedimento completo.

Verificando se tudo isso que você fez serviu para alguma coisa:
Digite esses comandos no cmd que ainda está aberto na sua frente.


Fique observando a tela do seu celular, pois de ter feito isso irá aparecer instantâneamente uma janela do “Superuser Permissions” perguntando em inglês se você permite a execução desse aplicativo como root. Clique em “ALLOW”. (você sempre vai clicar em allow para permiter que um aplicativo que você deseje utilize as permissões de superusuário).

Se tudo ocorreu como citado, você conseguiu!! Parabéns, seu aparelho está rooteado. Mas para que joças eu fiz essa carnaval em meu aparelho? Bem existem aplicativos que só executam com permissão de root, e sim eles valem a pena.

Aplicativos para serem instalados que utilizem o ROOT.
(LEMBRE-SE QUE AO EXECUTAR OS APLICATIVOS VOCÊ PRECISA CLICAR EM ALLOW NO SEU CELULAR PARA PODER ELES ATUAREM COMO ROOT, SE NÃO, ELES NÃO FUNCIONARÃO)



Como desfazer isso? (Motivos: não gostei do resultado, o negócio não funcionou, deu problema no telefone e quero levar para garantia ou o tradicional: estou com vontade).
1) Conecte seu celular ao computador

2) Rode o Sony PC Companium > vá em suporte e clique em UPDATE. Ele vai lhe informar que você já possui a versão mais atual do sistema, clique em REPAIR agora.

3) Siga todos os procedimentos bem direitinho dados pela SONY. Agora é com eles.

4) Depois de terminar todo o passo-a-passo o celular está igualzinho a como você o comprou. (precisará cadastrar tudo novamente, se fez BACKUP com o Titanium, isso vai lhe poupar um trabalho de semanas).

0 comentários: